Separadores

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Muffins de Frutos Vermelhos Sem Culpa

Sou muito doceira. 
Sou. Admito que sim.
Uma das maiores dificuldades que tive, desde que reeduquei a minha alimentação, foi conseguir privar-me do açúcar, esse bicho louco. Quanto mais comia, mas queria comer. Bolos, chocolates, bolachas... Era viciante, não há outro termo para descrever.
Certa vez, por motivos que ficam para outro post, resolvi meter mãos à obra e cortar com tudo. E cortei mesmo. Segui planos alimentares, fiz exercício físico... E até consegui. Perdi bastante peso. Mesmo! 
Mas nem um ano se tinha passado e já tinha recuperado tudo outra vez...
Já muitas vezes reflecti sobre essa época da minha vida e sobre o motivo de tal ter acontecido. 
Bolas! Tinha conseguido. Não estava no peso ideal, mas estava a caminhar para lá...
Hoje em dia consigo apresentar vários motivos para o que aconteceu. Tive uma perda de peso muito grande em muito pouco tempo e não a estava a levar tão a sério como devia. Na minha cabeça, apenas contava o numero na balança.
Nunca tomei consciência dos alimentos, dos seus nutrientes. Podia comer arroz integral sem saber quais os benefícios que me trazia... Nutrindo ou não nutrindo. Para mim, só contavam o número de calorias! 
Não podia estar mais errada.
No inicio deste ano ganhei uma nova força, devido às maravilhosas "resoluções de ano novo". Arregacei mangas e lá fui eu com olhos sempre postos na balança!
Comecei por fazer exactamente o que tinha feito da primeira vez. Se tinha resultado naquela altura, iria resultar agora! Pensei.
Não.
Não mesmo!
Enganei-me redondamente.
Felizmente, reconheço agora.
Se tivesse tido bons resultados novamente, jamais teria tido a necessidade de compreender os alimentos e os seus valores: o que realmente me faz bem e o que me faz mal.

Há cerca de mês e meio recomecei esta viagem e sinto-me melhor que nunca. Nestes 6 meses de 2014, posso dizer que já tive vários inícios, mas nenhum deles foi melhor que este: mais certo, mais confiante, mais decisivo, mais saudável. Mudei a minha maneira de pensar, reconheci os meus erros e deixei de me privar daquilo com que convivi toda a minha vida e que sempre tratei por "tu": a comida. 
Agora, sempre que me apetece alguma coisa, seja ela doce ou não, faço-a! Substituo o máximo de ingredientes possível e torno o meu desejo numa versão mais nutritiva e, sobretudo, saudável. O resultado final não só satisfaz o meu corpo (a minha gula, em bom português), como a minha alma. 
A comida sempre me trouxe felicidade e agora traz mais que nunca.
Demore eu 2 ou 3 anos a chegar ao peso que quero, importa apenas que lá chegue e que nunca desista, como tantas outras vezes desisti. 
Um passo de cada vez.
Sei que ainda estou em aprendizagem, mas estou em paz comigo mesma.

Estes muffins são um resumo de tudo isto: são um desejo que foi contornado, sem culpas na consciência.
Vamos, então, à receita...

Ingredientes
(para 6 muffins)
* 1 chávena polvilho doce
* 1/2 chávena amêndoa ralada
* 1/2 chávena de aveia (picar os flocos)
* 2 ovos
* 6 CS geleia de agave
* 1 Cc fermento químico
* 1 CS canela em pó
* 1 Cc essência de baunilha
* 1/2 Cc cacau cru
* 120 gr de frutos vermelhos

Preparação
* Pré-aquecer o forno a 180º C.
* Colocar todos os ingredientes sólidos (excepto os frutos vermelhos) num recipiente e misturá-los. 
* Juntar todos os ingredientes líquidos à mistura e envolver bem.
* À parte, esmagar ligeiramente os frutos vermelhos e, no fim, juntá-los ao preparado.
* Voltar a envolver por uma última vez.
* Encher uma forma de silicone própria para muffins, até cerca de 5mm do topo. (Caso prefiram, podem encher aquelas forminhas de papel).
* Levar ao forno durante 35 minutos.
* Desenformar e deixar arrefecer.

Devido à fruta e à amêndoa ralada, estes muffins ficaram húmidos no interior e com uma textura e sabor soberbos. Até parece pecado!
Este muffin foi coberto com iogurte grego ligeiro e salpicado com cacau cru. Acompanhei com frutos vermelhos.
Da próxima, e só porque sou gulosa, irei substituir as amêndoas e a aveia por nozes e a canela por cacau! Também deverá ficar uma coisa doutro mundo! Mal posso esperar :D

Deliciem-se. Bom apetite!
(*.*)

1 comentário:

  1. Adorei esta receita vou guardar para experimentar (=

    Grande beijinho fazes muito bem reeducar a tua alimentação eu fiz perdi 50 quilos e hoje sou uma mulher muito mais feliz por ter tomado a decisão de ser uma mulher saudável:)

    Beijinhooo

    ResponderEliminar