Separadores

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Minha Granola

Começo por dizer que estou extremamente contente com o resultado final desta receita.
Várias foram as receitas que me inspiraram e de todas elas tirei um pouquinho. 
Uma das coisas que aprendi, para fazer esta granola, foi o tipo de ingredientes que devia utilizar. Deve conter um ou dois tipos de cereais (flocos de aveia, de centeio, de quinoa, millet, amaranto, etc.), oleaginosas (nozes, amendoins, amêndoas, macadamias, avelãs, pinhões, etc.), óleo (de coco, de linhaça, girassol, azeite, etc.), adoçante (geleia de agave, mel, açúcar de coco, açúcar mascavado, etc.), frutos secos (passas, tâmaras, arandos, figos, damascos, etc.), sementes (todas as que quiserem: girassol, linhaça, abóbora, chia, sésamo, etc.) e algumas especiarias (baunilha, canela, gengibre, etc.).


No que diz respeito aos óleos, embora a quantidade a utilizar seja mínima, convém que seja um óleo vegetal neutro e, se possível, com um bom valor nutricional. Preferencialmente uso o de coco, mas também aconselho o de linhaça, que é rico em omega-3.
Quanto aos fruto secos, salto por completo. Não gosto do sabor nem da textura, por isso prefiro não adicionar.
É uma receita que dá para variar bastante, porque as opções são muitas. Basta darem uma voltinha à despensa e escolherem os ingredientes que preferirem.


Agora a minha parte favorita: a minha granola.

Ingredientes
* 2 chávenas de flocos de aveia
* 1 chávena de millet expandido
* 1 chávena de nozes
* 1/2 chávena sementes linhaça
* 1/4 chávena sementes de sésamo
* 1/4 chávena mix sementes
* 3 CS óleo de coco
* 2 CS açúcar de coco
* 1/4 chávena de geleia de agave
* 1 CS cacau cru
* 1 CS essência de baunilha

Preparação
* Pré-aquecer o forno a 180º C.
* Juntar todos os ingredientes secos, num recipiente grande, e misturar.
* Adicionar os ingredientes líquidos e mexer. Todos os ingredientes têm que ficar bem incorporados.
* Espalhar a mistura num tabuleiro grande e levar ao forno durante 30 min.
* A cada 10 minutos deverão mexer a granola para que cozinhe uniformemente.
* Retirar do forno e deixar arrefecer.

Sugestão:
Depois de arrefecida, poderão adicionar à granola pedacinhos de chocolate negro ou raspas de coco ralado.

Acho que esta receita me rendeu cerca de 1 kg, mas a verdade é que não pesei. Ups! Contudo, posso dizer-vos que enchi um potinho dos grandes.
Já tinha comido várias granolas, de compra,  mas sem duvida que sabe bem melhor quando somos nós a fazer.
Fiquei fã. Experimentem que também vão ficar!

Bom apetite!
(*.*)

Sem comentários:

Enviar um comentário